Considerando o conjunto de documentos, a exemplo do PDI, PPI, do próprio PPC, dos Regimentos e pesquisas internas, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) compreende que a Faculdade Salesiana, como representante da presença Salesiana na dimensão universitária, apresenta como compromisso a formação integral e continuada de cidadãos cujo perfil contemple as dimensões técnico-científica, social, moral e ética.
Este compromisso insere-se no contexto das constantes mudanças no cenário da educação superior do país, o que torna desafiadora a implementação, perpetuação e constante (re)avaliação de elementos que possam ser apresentados como balizadores da qualidade ou da não-qualidade, dentro do processo de (auto)avaliação para os cursos de graduação.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, institui a avaliação das instituições de educação superior, de curso e do desempenho dos estudantes. Na mesma Lei em seu art. 4º, apresenta-se a avaliação dos cursos de graduação como tendo por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.
A obtenção da qualidade das ações acadêmico-administrativas dos cursos da Faculdade Salesiana depende, como não poderia deixar de ser, do seu quadro docente, do seu corpo técnico-administrativo, dos seus projetos pedagógicos de cursos, além da infraestrutura física e logística, bem como, do ambiente educacional que envolve toda a Instituição.
Em linhas gerais, o enquadramento da avaliação na perspectiva dos cursos, obedece às formatações proposta pelo SINAES, a qual se presta como um norte para a visualização das três categorias, que de forma distinta, todavia intimamente ligadas, compõem o universo dos cursos.
Constituída pela Resolução do Diretor-Presidente n.° 1/4 de 10 de junho de 2004, a CPA é responsável pelo Programa de Avaliação Institucional, dentro dos preceitos da Lei n.° 10.861 de 14 de abril de 2004 e de outras legislações e deliberações que instrumentalizam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Do ponto de vista legítimo, a avaliação institucional tem como fator determinante o processo de construção e reconstrução permanente das suas ações acadêmicas, compreendendo o ensino e a extensão como pilares de sustentação interligados e interdependentes, apoiados e estruturados em ações pedagógicas e técnico-administrativas.
Nesse sentido, o primeiro ciclo avaliativo completo da Faculdade Salesiana, foi estabelecido como um processo de autoconhecimento institucional, envolvendo os cursos, todos os seus sujeitos (docentes, discentes e funcionários técnico-administrativo), todas as suas formas de gestão (administração, financeira e acadêmica). Realizou-se no período de junho de 2004 a fevereiro de 2006, este ciclo tem seus dados contemplados no 1º Relatório da CPA. O segundo ciclo avaliativo 2007/2009, apresenta a sua apuração através do 2º Relatório da CPA. O 3º ciclo avaliativo contemplou apenas o ano de 2010, bem como, o 4º e o 5º ciclos, os anos de 2011 e 2012 respectivamente.
A CPA disponibiliza os resultados das avaliações supracitadas já realizadas, tanto para consulta junto à Biblioteca, quanto em seu gabinete de trabalho.
Desde 2010 o Relatório Final da CPA apresenta além das 10 Dimensões compulsórias do SINAES, a inclusão da 11ª Dimensão: Dimensão Salesiana. A opção pela autoavaliação desta dimensão adicional justifica-se pela essência Salesiana, a qual é perceptível em todas as casas de ensino da Congregação. Os Salesianos estão presentes tradicionalmente na Educação Básica e de modo mais recente na Educação Superior do país.
Os processos avaliativos deram-se de acordo com a legislação dos SINAES/CONAES, as diretrizes estabelecidas pelas Instituições Universitárias Salesianas (IUS) e os princípios estabelecidos pela CPA.
Enfim, o Programa Interno de Avaliação Institucional envolve a ampla participação da comunidade acadêmica, vinculado ao ideário público e qualitativo da educação superior.
Em relação à missão macro desse processo, viabilizou-se o processo de autoavaliação com o Programa Interno de Avaliação Institucional, direcionado para o estabelecimento de uma cultura avaliativa de caráter permanente, independente, crítico-propositiva na intenção de melhoria constante da qualidade acadêmico-administrativa referente aos programas de ensino, extensão e serviços.
Presidente: Prof. Marcelino Jorge da Silva Lira.
Representante dos Docentes: Lúcia Maria Valença Bacelar.
Representante do Corpo Técnico-Administrativo: Taciana Regina de Andrade Lima.
Representante do Corpo Discente: Alyne da Rocha Alves.
Representante da Sociedade Civil Organizada: Sérgio Alexandre Costa Sousa.
Avaliação Corpo Docente | 2019.2 |
Avaliação CPA - Discentes | 2019.1 | 2019.2 |
Avaliação CPA 2018.2 | 2018.2 |
Avaliação CPA 2018.1 | 2018.1 |
Avaliação Geral das Coordenações | 2014.1 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Geral dos Docentes | 2014.1 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Secretaria | 2014.1 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Biblioteca | 2014.1 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Lanchonete | 2014.1 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação do Curso | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Comunicações e outros | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Corpo Docente | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Pastoral Universitária | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Sala dos Professores | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Sala de Aula | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Coordenação de Administração | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação dos Docentes de Administração | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Biblioteca Administração | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Secretaria Administração | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Lanchonete Administração | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação do Curso | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação Comunicações e outros | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação Pastoral Universitária | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Sala de Aula | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Espaços e Laboratório ADM | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Infraestrutura ADM | 2016
Avaliação da Coordenação de Contábeis | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação dos Docentes de Contábeis | 2014.1 | 2014.2 - sem dados para a pesquisa | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Biblioteca Contábeis | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Secretaria Contábeis | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Lanchonete Contábeis | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação do Curso | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação Comunicações e outros | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação Pastoral Universitária | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Sala de Aula | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Espaços e Laboratório CC | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Infraestrutura CC | 2016
Avaliação da Coordenação de Direito | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação dos Docentes de Direito | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Biblioteca Direito | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Secretaria Direito | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Lanchonete Direito | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação do Curso | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação Comunicações e outros | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação Pastoral Universitária | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Sala de Aula | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Espaços e Laboratório DIR | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Infraestrutura DIR | 2016
Avaliação da Coordenação de Educação Física | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação dos Docentes de Educação Física | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Biblioteca Educação Física | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Secretaria Educação Física | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Lanchonete Educação Física | 2014.1 | 2014.2 | 2015.1 | 2015.2
Avaliação do Curso | 2015.1 | 2015.2 | 2016
Avaliação Comunicações e outros | 2015.1 | 2015.21> | 2016
Avaliação Pastoral Universitária | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Sala de Aula | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Espaços e Laboratórios EDF | 2015.1 | 2015.2
Avaliação Laboratório de Informática EDF | 2015.1 | 2015.2
Avaliação da Infraestrutura EDF | 2016